segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Nantes

No último sábado fui para uma cidade chamada Nantes, a 6a maior cidade da França! Tem uma certa rivalidade entre as cidades, já q ela perdeu o título de capital da Bretanha pra Rennes. Então, dá pra imaginar q ela tem problemas de cidade grande. Mas, tb nem é tãããão grande assim; nem tem metrô, o q dificulta um pouco o deslocamento pela cidade. Ela tá mais pra cidade 'metida' a grande! Mas tem aquele bondinho-ônibus, o tramway! Não testei, mas parece q funciona. Há tb a opção dealugar bicicleta, essa febre francesa......
Mas, m diverti bastante......

Minha primeira parada foi o Château des Ducs de Bretagne
Fotos da Fachada:





Entrando no Château....






Torre LU vista do castelo(fui pra lá depois do passeio no castelo)






Abaixo: no castelo há bichos esquisistos na decoração. Vai saber porquê!





Miniatura do Toore LU no Musée d'Histoire de Nantes(O museu fica dentro do castelo)


Essa foto eu tirei pra lembrar as aulas de história: Documento da Cia das Indias Orientais
(Rafael deve lembrar.... Hahahaha)

Coisas sobre o Clube da cidade(Só o Rafael conhece esse clube. Nunca tinha ouvido falar)
Depois do Passeio no Château e no Museu, fui correndo para a Torre LU(correndo literalmente pq eram quase 13h e eu tinha lido no guia q fechava as 13h)
A Torre LU era a antiga fábrica dos biscoitos amanteigados LU(q são maravilhooosos!)


Essa é a vista do topo da Torre Lu(ao fundo, o château des ducs)


Depois, segui em direção a Catedral St Paul e St Pierre






O interior dela é deslumbrante(Das igrejas q fui até agora, sem dúvida, essa é a mais linda!)


Portais da Catedral
Depois, ainda tinha uma lista de coisas a visistar, mas com hora pra pegar meu trem. Solução: estava saindo da catedral qdo descobri q ali mesmo, ao lado da catedral, saía em 20min, um bus q faz o city tour por Nantes e vc pode descer e subir qdo quiser. (Em Salvador, usei um bus como esse). Não é a melhor forma de se conhecer uma cidade, elhor é ir olhando tudo, caminhando. Mas dá pra ter uma panôramica boaar só no q realmente t interessar. E, aí foi só escolher onde eu ia descer: escolhi Les Machines de l'Île, localizado na Île de Nantes(eles chamam de ilha a parte da cidade do outro lado do rio q corta a cidade). antes dessa parada, algumas fotos dos lugares q só apreciei o visual! Visitar fica pra uma próxima oportunidade.

Musée des Beaux Arts



Esse é o museu Jules Verne, o cidadão de Nantes mais famoso!




Numa praça bem perto está a Statue de Jules VERNE enfant et du Capitaine Nemo ( é o personagem de 20.00 léguas submarinas).
Trata-se da estátua do Jules Verne qdo criança, sentado no banco, olhando na mesma direção que o capitão Nemo
Após esse city tour, cheguei ao meu destino: Les Machines de l'Île, a atração moderna da cidade. A grande atração é um elefante mecânico de 12 metros de altura!

O Galpão Les machines de l'Île



Eu e o famoso elefante!

Foram vááárias fotos pra q essas ficassem boas! Pq tem um passeio no elefante. aí, pra tirar foto, tem q ficar andando atrás do elefante. Ninguém merece!

Depois de correr atrás do elefante, uma foto  da cidade, do outro lado do rio




Voltei pro outro lado da cidade a pé: tinha um pouco mais de 30min pra descobrir a Passage Pommeraye, uma galeria coberta feita em 1843. Ou seja, é a vovó dos shoppings!
Mas, mto mais elegante q os shoppings de hj em dia!



E depois saí correndo pra encontrar o bus em frente à Ópera da cidade:



8 comentários:

  1. adoreiii a parte do documento das indias para o rafael!!!
    cara q elefante maneiroooo!!!!!!!!!!
    vc deve ter corrido bastante neh?!?!
    saudades!!!! bjsss

    ResponderExcluir
  2. Como assim??? O FC Nantes é super conhecido!hehehe. Garanto que mais conhecido que esse tal de negócio das índias... Só é mais conhecido por causa da novela "Caminho das Índias". hahahahaha
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Sim, o elefante é otimoooooo! E eu corri bastante atrás dele. foram vááááários cliques mesmo!
    E o documento pro Rafael? Não tinha como não lembrar dele: praticamente um prof de história; aluno nº1 da sarita! Hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bruna!
    O Rafael contagiou todos da equipe com seu blog. Peço licença para acompanhar seus passeios, suas histórias, e aproveito para dizer o quanto estou adimirada com sua disposição e vontade de disfrutar ao máximo de sua viagem!
    Os lugares são lindos!

    O mais legal de tudo é ver o Renato pronunciando as palavras em francês :)

    De vez enquando, vc podia escrever entre () a pronuncia correta das palavras... Aí a gente se sente menos excluído... :)

    Bjs e boa estadia!

    ResponderExcluir
  6. Muuuuuuuuuuuito obrigada Patrícia! Vou pensar nessa idéida da ponúncia, mas aí perderia toda a graça de ver o renato tentando pronunciar: aliás alguém pode registrar isso pra eu ver? Hahaha

    ResponderExcluir
  7. Brunaaaaa!
    Adoreii o Lugarr!
    Imagina que estou em uma aula SUPER chata de prática pedagógica agora pensei! Nossa faz uns 3 dias que não entro no Blog! Liguei meu pc... Deus abençoe o WiFi da Faculdade.. e Tem TUDO isso de fotoo! AMEI de Verdadeeeeeee! O duro é que em algum dia da minha vida vou ter que visitar a França, vc ja me convenceu! Hehehe
    Beijoos

    ResponderExcluir
  8. Bruna !

    O elefantinho realmente é demais !
    Poxa a França tá cheia de castelos né?
    A cada postagem tem um castelo diferente !

    Beijaoo

    ResponderExcluir