domingo, 20 de junho de 2010

Roma: o melhor sempre fica por último!

Roma começa pelo grande clássico: o Coliseu! O grande anfiteatro do império romano. As fotos falam mais do que as palavras sem dúvida!


Do alto do Coliseu conseguimos ver o Arco di Constantino,datado do ano 312 D.C. Novinho né?

Enfim, o Coliseu é o Coliseu... inexplicável...não é a toa que é uma das Novas 7 maravilhas do mundo!



Um pouco mais do Coliseu...





Saímos do Coliseu e fomos conhecer o Palatino e o Fórum Romano. O ticket do Coliseu é um ticket combinado q dá direito a conhecer esses dois lugares tb. A entrada fica em frente ao Coliseu.



Eu e Meu Pai na entrada do Forum Romano. E ao, lado alguns dos arcos que pertence as ruínas do Fórum Romano. (eu acho que é o Arco de Tito mas não tenho certeza!) O legal é q s a gente ve o arco do triunfo em Paris e dá pra ver q é uma cópia né? Nada se cria, tudo se copia até quando se trata de monumentos....
Um pouco de história: O Fórum Romano (em latim Forum Romanum) era o principal centro comercial da Roma Imperial. Ali havia lojas, praças de mercado e de reunião. Também era o local onde exatamente ficava o coração comunal. Sequências de remanescentes de pavimento mostram que o sedimento corroído das colinas circundantes já levantava o nível do fórum nos primeiros tempos republicanos. Originalmente ele tinha sido terreno pantanoso, que foi drenada por Tarquínio com a Cloaca Máxima. Seu pavimento final de travertino, ainda para ser visto, data do reinado de Augusto. (Mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rum_Romano )


Em meio às ruínas...

 

A foto à esquerda é a prova de que a pesquisa arqueológica é sem fim em Roma. Não dá pra ver direito mas são as mais novas descobertas m pleno Fórum Romano. E esse é um dos motivos do metro romano não conseguir se expandir muito. A cada vez que se começam as escavações, esbarra-se com novas antiguidades como essas que aparecem na foto, protegida por um vidro. Ainda tem muita história no subsolo romano.....

Terminamos o dia na PIazza di Spagna. Essa aí que vcs vêem na foto é escadaria da Santíssima Trindade dos Montes que fica assim mesmo, lotaaada, nos dias de calor.



Segundo dia em Roma. Nosso dia começa na estação termini de onde partimos pro Vaticano de metro. Aliás, o metrô é um capítulo a parte. Por favor, quem nunca foi a Roma, não reclame mais da linha 2 do metro do Rio ok? O metrô de roma é tão caótico quanto seu transito. Milhares de pessoas disputam a tapa um lugar no metro. O pior é que não tem hora do rush pq é cheio o tempo todo! Nunca mais reclamo da linha 2 do metrô do Rio!hahahhhaahahha


A caminho do museu Vaticano que, óbvio, pegamos uma filinha né?Faz parte, afinal, é o Vaticano né?

Ufa!Conseguimos entrar!


Um acervo de obras de arte por toda a parte.
Nem preciso dizer q meu pescoço ficou doendo de tanto ficar olhando pros lindos tetos!

Sem palavras....



Ainda sem palavras.....
E abaixo, a parte mais esperada do museu: A capela Sistina!

 
Um pouquinho de história sobre a capela: A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Raphael, Bernini e Sandro Botticelli. Desde a época de Sisto IV, a capela serviu como um lugar tanto para religiosos, como funcionários para atividades papais. Hoje é o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido. (Mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capela_Sistina )


Como não se pode usar flash, o jeito foi tirar essa foto escura mesmo na capela. Depois, partimos pra Basílica de São Pedro, entrada gratuita. Mais fila.....e mais gente furando fila. Alguém pode m explicar qual é o problema da Europa que as pessoas furam fila na maior cara de pau?Não respeitam nem no Vaticano! 2 freiras (muito esquisistas, por sinal, sem a menor cara d freira, mas tava com a roupa né?)furaram a fila na nossa frente. Esse mudo tá perdido mesmo!

As colunas na frente da Basílica e uma pequena parte da fila(ela era muito maior que isso não caberia numa unca foto)
E abaixo, finalmente conseguimos ir a Basílica. Uma fanstástica obra de arte, mas rica do que muito museu.
assim que saímos conseguimos ainda ver a troca de guarda do Vaticano(aqueles guardinhas que parecm uns palhaços e que não usam nenhum tipo de arma de fogo)


Terminamos nosso dia nessa fonte lindíssima que parece uma miragem. Em meio a cidade, encontra-se essa fonte imensa que se chama Fontana di Trevi, construída no século XV.



Fazendo posa na Fontana di Trevi.


E eu terminei minha estadia em Roma e na Itália fazendo um ritual tradicional, jogando uma moedinha na fonte  pra dar sorte. Uma dica: vejam o filme "Quando em Roma" que se passa em Roma e a história tem como pano de fundo a lenda de que se vc pega uma moedinha da fonte, o dono da fonte se apaixona por quem roubou a  moeda da fonte. Ainda não vi o filme, so o trailler, mas so pelas cenas em roma, já vale a Pena. Outra dica de filme é Cartas pra Julieta (per dica de dois amigos) : um filme bobinho mas as cenas da Itália e da minha linda Verona é desliumbrante! Fica aí a dica...








Nenhum comentário:

Postar um comentário