domingo, 27 de junho de 2010

Um pouco da Bretanha na Primavera!

Sei que já é verão por aqui e eu ainda tô falando sobre a primavera, mas nunca é demais. Começamos com um passeio no Parc du Tabor, um parque no centro de Rennes
Flores, flores e flores
sem palavras......
No dia seguinte, partimnos pra estrada numa tentativa de desbravar um pouco melhor a região da Bretanha....Nossa primeira parada foi em St Brieuc pra dar uma conferida na magnífica Catedral St Etienne. Uma catedral do séc XIII, restaurada nos sécs XVIII e XIX.

Clique nos vitrais e no órgão da catedral.
Depois, um pequeno tour pela cidade medieval.....

Nesse tour, demos uma parada na rua fardel com suas casinhas do séc XV e XVI.
Depois do tour na cidade, uma pausa pro café pra carregar as energias pra nossa próxima parada.

Seguimos em direção à Ile de Brehat numa região chamada "Côte de granite rose". Esse nome é pq essa região é cheia de rochedos rosados por toda a sua costa....

Passando frio antes de pegar o barco que leva até a ilha!

Passando frio mesmo dentro do barco!(nem parecia primavera)

Enfim, chegamos na ilha!

O mal tempo e o frio(mais vento) encurtou um pouco nosso passeio e partimos pra Paimpol.

E depois de darmor uma voltinha na cidade, paramos numa creperia pra comer o prato típico: galette breton(crepe com uma farinha escura, tipo farinha integral) com a tradicional cidra bretã. Maravilhosa! Nada a ver com o que costumamos conhecer como cidra no Brasil.....

Passamos a noite num vilarejo próximo a Paimpol numa espécie de "Bed and Breakfast" francês. Parece um pouco com as pousadinhas da serra que tem café colonial. Aí embaixo a casa onde ficamos hospedados....
Ao lado, mais uma igreja

No dia seguinte, graças às preciosas dicas da senhorinha simpática que nos hospedou, desviamos um pouco nosso roteiro inicial pra fazer fazer o "circuito das falésias" nos arredores de Paimpol.
A senhorinha realmente tinha razão: não se pode ir lá sem conhecer esse circuito deslumbrante!

Fazendo pose num dos mirantes do "circuito das falésias"

Meu pai concentrado, admirando a paisagem e minha mãe no "apoio moral" hahaahahahah

Última parada no circuito antes de partir pro nosso próximo destino que já apresentei aqui: O monte St Michel. Detalhe é minha terceira vez lá e não m canso d admirar aquele lugar.....

Antes , uma paradinha estratégica no Brioche Dorée

Q delíciaaaa! Clássico frances, quer dizer, o menu do brioche doreé: sanduiche na baguette, tartelette de frutas e um expresso!
Depois,rumo a Le Mont St Michel!Uauuuuuuu
O clássico passeio pelas muralhas do monte st michel:

Como só anoitece depois das 21h(agora no verão, depois da 22h), nosso dia rendeu e ainda conseguimnos aproveitar um belo fim de tarde em St malo....

Foto espontânea antes de partir de St Malo.

Última parada do dia: enfim, chegamos a Dinan, cidadezinha q eu ainda não conhecia e logo nos deparamos com a Igreja de St Malo(apesar do nome fica em Dinan e não em St Malo)
Infelizmente ela estava fechada e tivemos q fazer esse passeio no dia seguinte.

Um pouco mais da fachada da Igreja St Malo que no dia seguinte eu descobriria q seu interior é ainda mais bonito.
Dormimos em St Malo em outro "Bed and Breakfast"(em francês, eles chamam de "chambre d'hôtes" quer dizer "quarto de hóspedes"). Dica: tem um site, http://www.chambresdhotes.org/ , que vc pode pesquisar todos os tipos de "chambres d'hôtes" e fazer a reserva online ou telefonar pra fazer a reserva.
Dessa vez, ficamos numa casinha agradável, próximo a uma fonte. M senti em penedo! haahhhahaha

a vista do nosso quarto: verde, verde e verde....
Embaixo a entrada do chambre d'hôte que o dono era um ingles. Coincidentemente, a esposa dele, tb inglesa, nasceu no Rio. Esse mundo é mesmo pequeno.....

Depois de um delicioso café da manha, fomos explorar a cidade de Dinan.

Parte da cidade preservada desde a época medieval.

Em meio as casinhas medievais bem preservadas, esbarramos com essa escultura, moderrnizando um pouco a pequena cidade.
Finalmente conseguimos entrar na igreja de St Malo, no centro de Dinan. E dêem uma olhada em alguns dos vitrais dessa igreja que contam um pouco a história da região.

Voltamos pra Rennes no início da tarde, onde minha mãe preparou um típico jantar brasileiro pra minha família francesa: Yvan, Dina, Camilia e Valentin.
E assim, encerramos nossa temporada na Bretanha!