domingo, 10 de janeiro de 2010

Espanha: 1ª parada Madrid

Dia 1

Saimos do nosso hotel na França antes das 7hs da manhã para pegar o ônibus que nos levaria até o aeroporto Paris Beauvais para pegarmos nosso voo de Madrid. Nesse trajeto, vi num desses termômetros no alto de um prédio que a temperatura era de -4. Uiiiiii Era dia 16 de dezembro, início da onda de frio na Europa. A primeira imagem que vimos  um pouco antes de aterrisarmos foi neve nas montanhas espanholas. Chegamos em Madrid e pegamos o metrô em direção ao hotel. Ao descermos na estação do nosso hotel, deparamo-nos com as escada do metrô cheia de resquícios da neve da noite anterior. Mas, a neve deu uma trégua enquanto estávamos por lá. (Ainda bem!) Deixamos nossas coisas no simpático e bem-localizado Hostal Santillan. Lá mesmo descolamos um mapa e dicas 'locais' sobre onde ir e comer.

Nossa primeira parada foi num jardim lindo, ainda com cara de outono, perto do Palácio Real.







Nos arredores dessa simpática praça, tivemos nosso primeiro contato com a m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a cozinha espanhola. Madrid é um lugar onde se pode comer muito bem e barato. (Não posso dizer a mesma coisa da turística Barcelona) A dica, dada por um local(quem nos recebeu no hotel) é aproveitar para comer no horário do almoço(que tem os menus  que incluem pão, uma taçã de vinho e, em alguns casos, a sobremesa) nos melhores restaurantes da cidade. Ou seja, a qualidade é a mesma mas com um preço bem mais convidativo que no jantar. Essa taberna que almoçamos é um desses lugares: excelente comida com excelente preço. Vejam a cara de felicidade do Rafael com sua primeira-de muitas-paellas!




Depois de tanto comer, tínhamos que caminhar bastante pra desgatar todo o almoço. Os madrileños são muito parecido com os cariocas, pq ficam horaaas numa mesa no almoço comendo, bebendo e ....batendo papo, "falando alto". Eu tava em casa de novo!
Bom, mas nossa primeira parada foi o palácio real que hj em dia não é mais residência real, pq o rei da Espanha mora, hj em dia, nos arredores de Madrid.
Continuando a caminhada pelas ruas de Madrid, chegamos a Plaza Mayor. A foto abaixo é de uma das ruelas que dão acesso à Praça.




OLha a gente aí na Plaza Mayor!
A vantagem de se estar em dezembro na europa é poder conhecer um pouco dos hábitos de Natal de cada povo. Os ingleses são sempre muito luxuosos com super decorações de Natal. Em Madrid, na Plaza Mayor, pudemos conhecer a paixão dos espanhóis pelo presépio. Na foto abaixo, vcs vêem um pouco da feira que só vende peças de presépio, cenários pra presépio. Enfim, eles levam mesmo a sério isso!


Anoitecer na Plaza Mayor com a feirinha de artigos de Presépio ao fundo

Dia 2

Nossa primeira parada do dia foi o Templo de Debod. Trata-se de um templo doado pelo Egito à Espanha em agradecimento ao apoio espanhol pela ajuda prestada ao salvamento dos templos de Abu Simbel.

Ele foi "reconstruído" em plena Madrid.(mais detalhes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Templo_de_Debod)  Há visita gratuita ao templo que é pequenino! Dá pra imaginar nossa dificuldade em entrar no templo tendo que dividir espaço com 2 excursões!hahahhah


Em frente ao templo

Não muito longe dali fica o belíssimo Campo del Moro (que chama-se assim pq foi habitado pelos Mouros que queriam atacar a região na idade média). Lá se tem a melhor vista do Palácio Real. Chegando mais perto do palácio, pelos Jardins do Campo del Moro, vimos uma situação curiosa: uma cavalaria passeando no pátio do Palácio Real de um lado pro outro. Descobri, lendo meu guia, que eu tinha visto o treino matinal da cavalaria real. Ai, q chique!
Olha q lugar feeeeeeio!


Nos Jardins do Campo del Moro


Saindo dali, seguimos em direção à Catedral de Amlmudena que, como em Ouro Preto, paga-se para entrar! Mas, vale a pena: uma das igrejas mais lindas que já vi. Acho que só perde pra Madeleine em Paris!

Clique no interior da Igreja
Saímos dali direto para a Plaza Monumental de las Ventas, onde acontece as famosas touradas



Em frente à Arena
Tudo em torno da arena faz referências às touradas, inclusive a estação do metrô que tem um mural lindíssimo com o tema das touradas(td bem, tb concordo que o esporte é cruel mesmo, mas esse mural e a arena são lindos, não podemos negar!)

Depois desse momento "tourada", fomos direto para o Real Madrid fazer a tão sonhada visita do Rafael!hahaahhaha
O lugar é alto nível mesmo!

Dentro do Real Madrid
e olha quem tava dando uma coletiva por lá!hahaahhaha

Depois de tanto andar, fomos jantar na nossa última noite madrilenã num restaurante que tinha uma paella divina!
Aproveitei tb para tirar umas fotos no hall do prédio do nosso hostal!
Olha q fofura, esse lugar parece parado no tempo!


Detalhe para a delicadeza do chão!
Infelizmente, a partir daqui não tenho mais fotos da viagem. Mas, posso relatar o que fizemos no nosso último dia em Madrid. Fomos no Museu do Prado que é lindo por dentro e por fora! Há muita coisa interessante a se ver nos entornos do Museu, pq ele fica num bairro lindo, De lá fomos para o Museo Centro de arte Reina Sofia, exclusivamente para ver Guernica! Fiquei impressionada. Não tinha idéia q ele era tão grande. E tem ainda um ensaio fotográfico de uma jornalista q acompanhou seu trabalho, clicando Guernica em vários momentos. Dali, pegamos nossas coisas no hotel e partimos pra linda estação de Atocha. Linda, mas com a triste história de ter sido cenário pára os atentados terroristas de março de 2004. Há uma placa fazendo referência a isso por lá.
E lá pegamos o moderno trem AVE que faz Marid-Barcelona em 2hs no maior conforto com direito a filme e tudo! Vi "Up, Altas aventuras" em espanhol. Até em espanhol, a historinha do velhinho rabugento é divertida! Mas, eu ainda prefiro a dublagem do Chico Anysio como o velhinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário